

E na verdade não se trata de um lago e sim o rio subterrâneo passando por alí. É maravilhoso e medonho ao mesmo tempo. As profundidades em certos locais não são conhecidas. Em todo ponto ela é profunda. Só temos a ilusão que é raso nas bordas. Para dar um exemplo, se jogarmos uma pequena pedra, a veremos descendo, descendo e se contarmos, ela demorará muito até se assentar no fundo. Claro que é proibido fazer isso, o teste da pedrinha. Se todo visitante lançar uma pedra alí, vai acabar com o "lago".
Mergulhadores encontraram dentro desta gruta, uma espécie de camarão que só há em grutas no continente africano, o que confirma a história do grande "Godwana", ou pangea, onde os continentes eram ligados e o Brasil se destacou da África e deslisou até onde está, deixando o atlântico entre os dois.
Também foram encontrados no fundo deste lago, o esqueleto de um bicho-preguiça gigante (pré-histórico). Havia outros souvenires macabros, tais como esqueletos humanos com botas ou outro acessório que permaneceu.
Conta-se que, por ser um rio subterrâneo, quando se queria dar "sumiço" em alguém, era só levá-lo ao "boqueirão", um lugar onde o rio de superfície se mete para as entranhas da terra, e lançar o corpo alí. Nunca mais são encontrados.
Enfim, eu tenho mais histórias sobre esta gruta mas conto depois. Costumava visitar lá, pelo menos uma ou duas vezes por ano. Fim de ano e carnaval.
Saudades intensas destes tempos de felicidade.

A cidade de Bonito (fotografias acima) e a de Jardim, onde nasci, são muito próximas. Tanto que, se não me falha a memória as nascentes do rio Formoso, Sucuri (que passam em Bonito, fotos acima) e as do Rio da Prata, que banha Jardim (fotos abaixo), são juntas, ou seja, os rios nascem no mesmo berço. Por isso são especiais, encantados.
Mais uma coisa: Vejam bem a cor. É a cor real que qualquer maquinazinha fotográfica pode capturar. Azul cobalto ou mesmo, verde-caribe. A cor da água é totalmente especial, cristalina.
Tenho fotos minhas boiando de papo pro ar nestas águas mas não mostro...rs...


Este rio, o Rio da Prata, passa em JARDIM/MS
cidade onde nasci.