quinta-feira, outubro 16, 2008

"O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade"


Livro do Padre Daniel A. Helminiaki ( Edições GLS)

O que a Bíblia diz sobre Homossexualidade"
O título do tópico que escolhi é o título de um livro publicado pela Edições GLS com o nome: " O que a Bíblia REALMENTE diz sobre Homossexualidade".
Eu retirei a palavra "realmente" do título pois não dava para escrever tudo e quis já deixar uma idéia ampla do que se tratava este tópico.
O livro foi escrito pelo padre Daniel A. Helminiak que desde 1977 atua junto às comunidades gay e lésbica de Boston, San Antonio e Austin nos EUA.
Devo dizer que estou lendo este livro devagar a cada página me sinto inebriada com a coerência, bom senso e amorosidade deste sacerdote ao explanar sobre um tema tão envolvido em tabus e dogmas, falácias e má-fé dos que se utilizam de um livro do naipe da bíblia para tentar corroborar o seu ódio, preconceito de raça, cor, gênero e crença.Quero aqui salientar que desejo sinceramente que a pessoa que ler as citações, observações e impressões da obra que farei adiante e sentir-se tocada, procure ler a obra em sua íntegra. É um livro pequeno. Pouco mais do que 140 páginas e o autor salienta que é uma condensação de muito estudo religioso, científico e filosófico seu e de diversos autores, tendo sido concebido para ser uma obra pequena e de linguagem simples.

Da Interpretação literal da bíblia

Na nota introdutória do livro, o reverendo Johr S. Spong, bispo da diocese de Newark da Igreja Episcopal, salienta, entre outras coisas que se ele tivesse interpretado os escritos bíblicos de forma literal, ao pé da letra devido à sua educação cristã fundamentalista, mesmo assim teria há muito tempo teria considerado a bíblia como um livro religioso antigo irremediavelmente ignorante e preconceituoso ou se tornado um fanático religioso de mentalidade estreita que tentaria utilizar os escritos bíblicos para justificar seus preconceitos.O reverendo John S. Spong argumenta ainda que se fosse correto interpretar a bíblia de forma literal, seria correto o uso dela para condenar Copérnico por afirmar que o sol não ocupava o centro do universo; Galileu com sua afirmação de que o sol não girava em torno da terra e as idéias de Isaac Newton seria consideradas, sob a avaliação bíblica, como magia sobrenatural.Também, na história humana, utilizou-se o texto da bíblia "para justificar o tratamento mais desumano dado a outros seres humanos - a instituição da escravidão" ou utilizados para disseminar o "preconceito virulento" e "condenar, oprimir e marginalizar os filhos de Deus que são gays e lésbicas"...

Homossexualidade na visão bíblica:
" A bíblia trata deste tema de um modo bastante diverso, e em um mundo totalmente diferente do nosso"...
Ou seja, estamos a milênios além de boa parte do período descrito na bíblia e tal lapso temporal exorbitante e o contexto onde se enquadram os personagens alí descritos devem ser considerados quando se deseja interpretá-la.
E O INTERESSANTE é que o padre Daniel Helminiaki afirma categoricamente, ainda na parte introdutória de seu livro que: " A bíblia é indiferente à homossexualidade enquanto tal . Da mesma forma que com a heterossexualidade, a bíblia só se preocupa quando suas práticas violam outros preceitos morais.
Neste ponto, devo fazer um comentário de ordem pessoal. Fui criada em uma instituição religiosa protestante e desde os treze anos fazia o tal "ano bíblico" que consistia em ler uma vêz a bíblia a cada ano. Li pelo menos cinco vezes e em MOMENTO ALGUM me recordo hoje de ter lido algo como uma condenação direta ou mesmo explícita, sem deixar margem a outra interpretação de que a prática da homossexualidade seria pecaminosa!

Das "práticas que violam preceitos morais"
Neste ponto, interpreto o texto do autor de um modo, por exemplo: práticas amorais e exorbitantes da sexualidade: promiscuidade, excessos, práticas de sexo não consentido (estupro ou atentado violento ao pudor), taras, pedofilia e outras condutas consideradas criminosas, tanto no meio heterossexual ou homossexual.

Da intenção do autor ao escrever o livro
" ... apresento este pequeno livro. Meu compromisso com o bem comum me leva a isto. "" Minha esperança é a de poder ajudar a dissolver a força da religião IMPENSADA e do PRECONCEITO e a de colaborar para um mundo onde haja mais COMPAIXÃO, AMOR E JUSTIÇA" (grifo meu).


Dos objetivos que o autor espera alcançar...
"...Pessoas gays e lésbicas condenadas com base em citações bíblicas precisam ser capazes de responder de forma inteligente, conscientes de que não estão rejeitando a palavra de Deus".

Do pensamento de Daniel A. Helminiaki
"Enquanto católico romano (...) e enquanto pessoa que pensa - não pressuponho que a Bíblia forneça a última palavra sobre ética sexual". (pag. 15)
" E todas as opiniões, religiosas ou não, devem apoiar-se em fatos." (pag. 16)"Para mim, O FATO é que a Bíblia NÃO FORNECE QUALQUER BASE REAL PARA A CONDENAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE" (grifo meu). (pag. 16)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------Neste ponto darei pausa às postagens aqui para comentários e mais adiante, entrarei nos argumentos angariados nos estudos de Daniel Helminiaki e outros estudiosos de grande credibilidade.Devo dizer que até hoje, este trabalho é o mais claro, amoroso, benigno e sensato apanhado de pensamentos, afirmações, interpretação e estudo que encontrei que de alguma forma falasse ao coração de alguém que teve a sua formação com a grande carga teológica imposta pela religião dos meus pais.
Vejo verossimilhança e boas intenções permeadas em toda a obra de Daniel A. Helminiaki.Pelo momento, deixo aqui o e-mail e site das edições GLS:
gls@ edgls.com.br
http://www.edgls.com.br