sábado, setembro 01, 2007

JARDIM /MS


FENÔMENO DA PIRACEMA. Os peixes nadam ao seu lado. Lindos...

Este aquário natural é de tal forma cristalino que, estar nele é semelhante a um sonho maravilhoso, onde você pode flutuar pelas paisagens.

Mergulhar junto com as piraputangas, os dourados, pacus e outros peixes, além de explorar cada ponto especial deste abismo de águas cristalinas é uma experiência inesquecível. Com uma máscara e tubo snorkel, talvez um pé de pato para imprimir mais velocidade, você sente como fizesse parte de tudo ao redor.

A gruta do lago azul é muito interessante. Pela fotografia não é possível avaliar a grandeza desta gruta. Para ter acesso a ela, é preciso caminhar pela mata, sempre ascendente, driblando árvores, rochas e seguindo as trilhas, até que nos deparamos com uma enorme garganta, como se fosse um tubarão colossal com sua bocarra aberta. Entrando, temos que ir esgueirando em ziguezague entre os estalagmites (os estalactites são os que pendem do teto. Estalagmites são os que se formam do chão em direção ao teto) até chegarmos na flor dágua. Interessante é que a cor especial da água é totalmente desnudada pela luz que entra na gruta.
E na verdade não se trata de um lago e sim o rio subterrâneo passando por alí. É maravilhoso e medonho ao mesmo tempo. As profundidades em certos locais não são conhecidas. Em todo ponto ela é profunda. Só temos a ilusão que é raso nas bordas. Para dar um exemplo, se jogarmos uma pequena pedra, a veremos descendo, descendo e se contarmos, ela demorará muito até se assentar no fundo. Claro que é proibido fazer isso, o teste da pedrinha. Se todo visitante lançar uma pedra alí, vai acabar com o "lago".
Mergulhadores encontraram dentro desta gruta, uma espécie de camarão que só há em grutas no continente africano, o que confirma a história do grande "Godwana", ou pangea, onde os continentes eram ligados e o Brasil se destacou da África e deslisou até onde está, deixando o atlântico entre os dois.
Também foram encontrados no fundo deste lago, o esqueleto de um bicho-preguiça gigante (pré-histórico). Havia outros souvenires macabros, tais como esqueletos humanos com botas ou outro acessório que permaneceu.
Conta-se que, por ser um rio subterrâneo, quando se queria dar "sumiço" em alguém, era só levá-lo ao "boqueirão", um lugar onde o rio de superfície se mete para as entranhas da terra, e lançar o corpo alí. Nunca mais são encontrados.

Enfim, eu tenho mais histórias sobre esta gruta mas conto depois. Costumava visitar lá, pelo menos uma ou duas vezes por ano. Fim de ano e carnaval.
Saudades intensas destes tempos de felicidade.

Por fim, estas duas últimas fotografias são mesmo do Rio da Prata.
A cidade de Bonito (fotografias acima) e a de Jardim, onde nasci, são muito próximas. Tanto que, se não me falha a memória as nascentes do rio Formoso, Sucuri (que passam em Bonito, fotos acima) e as do Rio da Prata, que banha Jardim (fotos abaixo), são juntas, ou seja, os rios nascem no mesmo berço. Por isso são especiais, encantados.
Mais uma coisa: Vejam bem a cor. É a cor real que qualquer maquinazinha fotográfica pode capturar. Azul cobalto ou mesmo, verde-caribe. A cor da água é totalmente especial, cristalina.
Tenho fotos minhas boiando de papo pro ar nestas águas mas não mostro...rs...



Este rio, o Rio da Prata, passa em JARDIM/MS
cidade onde nasci.

4 comentários:

Thaís disse...

As fotos estão lindas, este lugar realmente parece ser paradisíaco, transmite mt paz!
Bjinhos e que em setembro que começa hoje, sua estrela brilhe mais e mais!
Estamos Anciosas pelo lançamento do livro...
Amour D'ange e Lore Cost

Melela disse...

Lindas imagens, Larinha!
Deu vontade de mergulhar junto...rs

Beijos

Tô aqui, de longe, torcendo pelo sucesso em setembro, visse?

:o)

Nany disse...

Acho que conheço a Gruta!!! É mais conhecida como Poço encantado, correto? Meus avós maternos moram à uns 40 minutos do local, numa cidadezinha chamada Itaetê-Ba... Se for mesmo o poço encantado, fica nas bandas da Chapada diamantina!!! Nooossa, já desci lá diversas vezes, confesso que morro de medo, porém a visão realmente é extraordinária... De qualquer forma se não for mesmo o Poço ecantado estão lindas às imagens, viu minha preta!?! Amei, vc me fez ter a brilhante idéia de ligar para os meus avós!!!rsrs... Lindas fotos, parabéns! Anciosíssima para o lançamento do livro e torcendo muito para seu sucesso, pois vc realmente merece!!!
Mil Beijos

Analuka disse...

Lindas imagens! Desejo que ainda possamos passear muito juntas e, quem sabe, até mesmo visitar tua e minha terra natal! Beijos alados, menina.