Sinopse: A história se passa em 1862, na Inglaterra. Susan Trinder é uma órfã criada em meio a um grupo de ladrões que planejam fraudar, enganar e roubar a inocente Maud Lilly. Susan é a peça mais importante neste plano. Levada por Richard/Gentleman à casa de Maud para passar-se por sua criada, Susan logo pensa que será fácil enganar uma garota tão ingênua. No entanto, as coisas ficam complicadas quando Susan se apaixona por Maud.
Minha sinopse: Acima está a sinopse do filme (excelente) que na verdade segue direitinho o escrito da autora Sarah Waters em seu livro.
Na minha opinião, nenhum filme bom é melhor do que o bom livro que lhe deu origem. Porém, nos filmes, incluindo neles os da saga do Harry Potter, dão vida a um universo que nem toda imaginação alcança. Sobretudo porque para se imaginar uma cena descrita no livro é preciso antes possuir algum vocabulário. Um exemplo: na capa do filme, a criada Susan Trinder, ajuda Maud a colocar um espartilho. Certamente algumas pessoas lerão "espartilho" no livro e não vão sequer conseguir imaginar como poderia ser um.
E muitas outras coisas.
Infelizmente, observa-se que novas gerações estão se perdendo do vocabulário da língua portuguesa (pronto, falei...rs...)
Mas ainda assim, vai a dica do livro que seria perfeito se você o lesse antes de assistir ao filme. O livro é escrito com tanta riqueza de cenários, personagens, tipos de personalidades, situações, ambientado na Inglaterra de 1862 que por si só é uma delícia a cada página.
Observo a doçura das palavras emprestadas pela autoras às suas duas personagens principais. Há tanta suavidade, amor, delicada germinação da paixão que beira ao sublime.
E importante não esquecer o título dado em português para a obra "Falsas Aparências". O livro vai te surpreender do começo ao fim porque... por quê? lembre-se: " falsas aparências"...
Nenhum comentário:
Postar um comentário